Menu

Histórico

O Laboratório de Engenharia de Soldagem da UFC – ENGESOLDA foi fundado pelo Prof. Dr. Jesualdo Pereira Farias, a partir do Laboratório de Ensino de Soldagem do Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção – DEMP, no ano de 1994. A partir deste ano, o ENGESOLDA passou a funcionar como um importante centro de pesquisas e de formação de recursos humanos em soldagem. Inicialmente, a equipe do ENGESOLDA foi constituída pelo Prof. Jesualdo, por um pesquisador visitante (aluno de doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina que desenvolveu o seu trabalho prático no ENGESOLDA sob a orientação do Prof. Jesualdo) e por bolsistas de iniciação científica.

Atualmente, o ENGESOLDA possui uma capacitação laboratorial e de recursos humanos voltada para o desenvolvimento de processos e metalurgia da soldagem a arco voltaico. O Laboratório dispõe desde os equipamentos convencionais para a soldagem manual, até modernos bancos de soldagem automatizados comandados e controlados por computador. Para o estudo das características operacionais e econômicas dos diversos processos de soldagem a arco voltaico o laboratório dispõe ainda de softwares específicos desenvolvidos pela própria equipe de pesquisadores.

A equipe do ENGESOLDA é formada pelos Professores Jesualdo Pereira Farias, Hélio Cordeiro de Miranda e Marcelo Ferreira Motta. Além destes especialistas da área de soldagem, o grupo é reforçado pelo Prof. Dr. Hamilton Ferreira Gomes de Abreu, da área de caracterização de materiais e pelo Prof. Lindberg Lima Gonçalves da área de tratamento de sinais e de técnicas de ensaios não destrutivos aplicados à soldagem. Outros pesquisadores da UFC da área de mecânica da fratura e de materiais, da área de corrosão, de eletrônica e de teleinformática, também participam de trabalhos junto ao ENGESOLDA.

Universidade Federal do Ceará - Campus do Pici, Bloco 715 - Fortaleza - CE

CEP: 60455-760 - Fone: (85) 3366-9358